Pular para o conteúdo principal

Opinião: Como começa a violência verbal nas escolas?

Existem vários tipos de violência. A mais comum nas escolas é a violência verbal. Mas por que os alunos se agridem verbalmente? Essa pergunta ninguém consegue responder, infelizmente. 
Violência verbal é usar palavras para magoar as pessoas. Podem ser xingamentos e bullying. Ela acontece muitas vezes através de brincadeiras bobas que um aluno faz com o outro, mas não é só isso. 
As pessoas que agridem as outras através de palavras devem fazer isso por se acharem melhores ou mais poderosas, não é? Algumas vezes, por não aceitar perder uma competição - ou até mesmo quando ganha - a criança agride a outra, colocando apelidos. 
Outro problema é a necessidade de revidar. Por exemplo: um colega te xingou, você xinga de volta, ele não aceita e te bate. Isso acontece muito hoje em dia. 
Alguns podem dizer que não revidam ou não agridem, mas cada um deve assumir a sua responsabilidade. As autoridades da escola também devem observar e tomar atitudes. Se todos colaborarem daremos um passo, pode até ser pequeno, mas já é um passo. 

Autoria: Paloma Venâncio Paiva Ignez, aluna do 6ºA
Equipe do Projeto Imprensa Jovem da EMEF Assad Abdala

Artigo publicado no Jornal Infoleste (Coluna O Aluno e a Imprensa Comunitária), edição de maio/2019. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ampliação da Horta da EMEF Assad Abdala

No último dia 05 de outubro, a horta da EMEF Assad Abdala iniciou uma nova fase. Com ajuda de voluntários, liderados pelo Sr. João Ortega, da UBS Jardim Maringá, estudantes e toda equipe escolar, o espaço ganhou novos canteiros com acessibilidade e está aberta para a comunidade.  Para saber mais sobre o tema, entrevistamos alguns dos responsáveis pelo evento. O que você acha sobre a escola ter uma horta? Tais (mãe da aluna Beatriz, 5ºA): É muito importante para o próprio desenvolvimento das crianças, responsabilidade  e disciplina, e também para se preocupar com a alimentação saudável.  Qual a importância desse projeto? João e  Adriana Ortega (voluntários): O projeto ajuda na convivência entre alunos  professores, no aprendizado sobre como cultivar a horta, a alimentação saudável, como funciona um processo de plantação e colheita, a importância do meio ambiente. É teoria e prática na escola, é cooperação.  A horta pode ajudar no desem...

Assista nosso telejornal sobre memes cyber bullying

Confira o telejornal produzido pela equipe do Projeto Imprensa Jovem da EMEF Assad Abdala! O telejornal é o produto final do curso "Imprensa Jovem Online - Telejornalismo - 2º semestre/2019", promovido pelo Núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME). O vídeo também está disponível noYoutube pelo link:  https://youtu.be/tDpyT5DXtX8

Alunos da EMEF Assad Abdala participam do Parlamento Jovem Municipal

No último dia 08 de novembro a EMEF Assad Abdala participou da edição 2019 do Parlamento Jovem Municipal.  O evento acontece todos os anos na Câmara Municipal de São Paulo, onde estudantes têm a oportunidade de viver, por um dia, a experiência de ser vereador.  Participaram 55 estudantes, de escolas públicas e particulares, que tiveram seus projetos de lei selecionados pela organização do evento.  Nossa escola participou com um projeto de lei escrito coletivamente pelo Grêmio Estudantil e apresentado pelo aluno Joel de Magalhães Fernandes. O projeto propõe aulas optativas nas escolas públicas como forma de motivar os estudantes e reduzir as faltas. PROJETO DE LEI Nº        /2019 Dispõe sobre a ampliação do currículo escolar  das escolas de ensino fundamental da  Rede Municipal de Ensino de São Paulo.  A Câmara Municipal de São Paulo DECRETA: Art. 1º - Fica instituído, por meio da presente le...