Existem vários tipos de violência. A mais comum nas escolas é a violência verbal. Mas por que os alunos se agridem verbalmente? Essa pergunta ninguém consegue responder, infelizmente.
Violência verbal é usar palavras para magoar as pessoas. Podem ser xingamentos e bullying. Ela acontece muitas vezes através de brincadeiras bobas que um aluno faz com o outro, mas não é só isso.
As pessoas que agridem as outras através de palavras devem fazer isso por se acharem melhores ou mais poderosas, não é? Algumas vezes, por não aceitar perder uma competição - ou até mesmo quando ganha - a criança agride a outra, colocando apelidos.
Outro problema é a necessidade de revidar. Por exemplo: um colega te xingou, você xinga de volta, ele não aceita e te bate. Isso acontece muito hoje em dia.
Alguns podem dizer que não revidam ou não agridem, mas cada um deve assumir a sua responsabilidade. As autoridades da escola também devem observar e tomar atitudes. Se todos colaborarem daremos um passo, pode até ser pequeno, mas já é um passo.
Autoria: Paloma Venâncio Paiva Ignez, aluna do 6ºA
Equipe do Projeto Imprensa Jovem da EMEF Assad Abdala
Artigo publicado no Jornal Infoleste (Coluna O Aluno e a Imprensa Comunitária), edição de maio/2019.
Comentários
Postar um comentário