![]() |
Maurício Morais Tonin conduzindo um exemplo de mediação de conflitos com professoras da Rede Municipal de Ensino. |
Nossa equipe acompanhou o encontro sobre mediação de conflitos que reuniu alunos e professores das escolas municipais da Diretoria Regional de Ensino da Penha no dia 23/05/2019.
A palestra foi dada por Maurício Morais Tonin, mediador de conflitos e Procurador do Município de São Paulo. De acordo com Tonin, a importância das comissões de mediação nas escolas é a prevenção de conflitos, criando estratégias para que os alunos resolvam os conflitos entre si. Ele também deu dicas de como se comunicar com os responsáveis pelo conflito, destacando a importância da comunicação não violenta.
Para saber mais sobre o tema, entrevistamos a professora Denise Berkeras, membro da comissão de mediação de conflitos da EMEF Assad Abdala.
O que é mediação de conflitos?
Profª Denise: É uma técnica de resolução de conflitos que envolve algumas estratégias de comunicação e que possui um “jeito” próprio, com o objetivo de fazer as partes envolvidas resolverem seus conflitos com a ajuda de um mediador.
Como a comissão de conflitos da escola é formada?
Profª Denise: A comissão é formada por professores, gestores, equipe de apoio, pais e alunos.
Quais os resultados esperados?
Profª Denise: Os resultados esperados estão ligados às estratégias que a comissão desenvolver na escola: diminuição dos conflitos escolares; cultura de paz e tolerância; melhoria na aprendizagem dos alunos.
Autoria:
Poliana de Andrade Daniel, aluna do 8ºB
Equipe do Projeto Imprensa Jovem da EMEF Assad Abdala.
Artigo publicado no Jornal Infoleste (Coluna O Aluno e a Imprensa Comunitária), edição de junho/2019.
Comentários
Postar um comentário